segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

CLASSIFICAÇÃO DOS TUMORES MALIGNOS DA TIREÓIDE

CLASSIFICAÇÃO DAS NEOPLASIAS MALIGNAS DA TIREÓIDE

Os tumores de tireóide podem ser classificados em:
  • Tumores diferenciados (papilíferos ou foliculares)
  • Tumores medulares (originados ds células parafoliculares)
  • Tumores pobremente diferenciados (tipo tumor insular)
  • Tumores anaplásicos (ou indiferenciados).
Os tumores mais freqüentes são os carcinomas diferenciados da tireóide, derivados das células foliculares da glândula e que mantêm algumas das características da célula original, o que é essencial para a terapia do tumor com dose ablativa ou terapêutica de Iodo-131, e para o tratamentos de suas as recidivas ou de suas metástases. As características importantes mantidas são a resposta ao TSH, a capacidade de captação de Iodo e a produção da Tireoglobulina, a proteína característica da tireóide e que funciona como um marcador tumoral, nos portadores de carcinoma diferenciado de tireóide.

Captação de Iodo via NIS diminuída ou ausente em 1/3 dos casos
Organificação do Iodeto diminuída
T1/2 efetivo do Iodo na glândula diminuído
Resposta ao TSH presente

CLASSIFICAÇÃO DOS TUMORES E FREQÜÊNCIA ESTIMADA
  • Carcinoma papilífero 80%
  • Carcinoma folicular 5 %
  • Carcinoma medular 5 %
  • Carcinoma insular 1 – 5%
  • Carcinoma anaplásico 4 %

CARACTERÍSTICAS GERAIS DE CADA TIPO HISTOLÓGICO

Os tumores do tipo papilífero são os mais freqüentes e os menos agressivos, em termos de recidiva ou de aparecimento de metástases. A disseminação metastática se faz por via linfática e as mais freqüentes são em linfonodos (gânglios) cervicais. A incidência desse tumor está crescendo no mundo inteiro.

Microscopia de carcinoma papilar de tireóide


Os tumores foliculares ao contrário têm diminuído sua incidência em todo o mundo. Eram mais freqüentes em regiões com escassez de iodo no ambiente. Fazem metástases hematogênicas, por via sangüínea, tipo metástases ósseas. O aspecto microscópico é muito semelhante ao de uma tireóide norml, mantendo a estrutura de folículos e muitas vezes a produção hormonal.

Microscopia da tireóide normal: folículos

Microscopia do carcinoma folicular de tireóide


O carcinoma medular se origina das células parafoliculares da tireóide, é um tipo de tumor neuroendócrino, pode ser esporádico ou familiar e seu marcador tumoral é a Calcitonina. Os tumores menos diferenciados, tipo os insulares e principalmente os anaplásicos são mais raros, felizmente, porque são mais agressivos e de pior prognóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário