domingo, 21 de dezembro de 2008

ESTRUTURA DA GLÂNDULA TIREÓIDE

MORFOLOGIA DA TIREÓIDE

A tireóide é uma glândula situada na região cervical em posição anterior à traquéia, abaixo da cartilagem de tireóide e acima da fúrcula esternal. Tem uma forma peculiar, lembrando uma borboleta, com dois lobos ligados por uma estrutura chamada de ístmo.


FUSÃO DE MEDICINA NUCLEAR COM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA (SPECT-CT)





EMBRIOLOGIA

A tireóide origina-se do ectoderma da bolsa faringea já no 17º dia de vida embrionária, junto com o ducto tireoglosso e a partir daí migra caudalmente, enquanto o ducto involui. É formada por células foliculares e começa a funcionar já no terceiro mês da vida intra-uterina.


TIPOS CELULARES

As células foliculares produzem os hormônios tireoidianos. Mas também a tireóide contém células chamadas parafoliculares, originadas da crista neural, que produzem um outro hormônio, envolvido no metabolismo ósseo, a Calcitonina. O carcinoma medular da tireóide tem origem nessas células e é um tumor neuroendócrino.


TAMANHO DA TIREÓIDE

No recém nascido a tireóide pesa cerca de 2 a 3 g, chegando a pesar de 20 a 25 g no adulto, diminuindo de tamanho no idoso.

O aumento de tamanho da tireóide é chamado de bócio e quando aumentada, em função de diferentes patologias, a tireóide pode chegar a pesar até 4 vezes o tamanho normal, tornando-se palpável e visível.


FOLÍCULOS TIREOIDIANOS E COLÓIDE

As células foliculares, que fazem a síntese dos hormônios tireoidianos, estão dispostas em estruturas saculares chamadas de folículos. Esses folículos estão repletos de uma substância chamada de colóide, que tem uma característica especial e única no corpo humano: uma enorme capacidade de armazenamento dos hormônios tireoidianos, uma proteção contra situações de escassez do iodo no ambiente. Quer dizer, em situações de escassez de iodo no ambiente, sendo o iodo fundamental na formação dos hormônios tireoidianos, a glândula tem capacidade de manter as necessidades normais do organismo por um bom período de tempo. A quantidade de iodo dentro da tireóide, na estrutura dos hormônios tireoidianos, é 20 a 50 vezes maior que a quantidade circulante no plasma.



A falta de iodo em alguns ambientes, em geral em regiões longe do litoral, é a causa do chamado bócio endêmico. Para prevenir o bócio endêmico, antigamente comum na região central do Brasil, o sal usado no país é iodado.

RESUMO

A principal célula da tireóide é a célula folicular, que forma uma estrutura sacular chamada de folículos contendo colóide. Nesse colóide está armazenada uma grande quantidade de hormônio tireoidiano, uma defesa da natureza contra a escassez do iodo em situações ambientais, porque o iodo é parte essencial dos hormônios tireoidianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário