domingo, 14 de dezembro de 2008

SOBRE CÂNCER DE TIREÓIDE

SOBRE NEOPLASIA DA TIREÓIDE

O câncer de tireóide é uma neoplasia maligna que se desenvolve a partir de células tireoidianas. No estado normal, novas células tireoidianas estão sendo constantemente produzidas para substituir as que morrem. No curso desse processo algumas células anormais são produzidas, mas são eliminadas. Quando essas células anormais continuam se multiplicando de forma descontrolada elas formam um tumor ou uma neoplasia.
Neo: novo
Plasia, plasma: crescimento

Uma neoplasia, que sempre se apresenta como um nódulo, pode ser benigna, o que é verdade na maioria das vezes. Mas, se a neoplasia se expande e invade tecidos normais ela é considerada maligna e é chamada de câncer.


SOBRE CÂNCER DE TIREÓIDE

O câncer de tireóide é um dos poucos tipos de câncer que têm aumentado sua incidência em todo o mundo. Nos Estados Unidos, em 2006, houve um crescimento de 17% novos casos de câncer de tireóide em relação a 2005. Em 2006, segundo a American Cancer Society surgiram cerca de 30.000 novos casos de câncer de tireóide nos Estados Unidos, distribuídos dessa maneira:

22.590 mulheres - 75%

7.590 homens - 25%

Há uma freqüência maior de câncer de tireóide entre as mulheres. A relação mulher: homem é aproximadamente de 3:1. Nas mulheres o câncer de tireóide é o 8º tumor maligno em ordem de freqüência. No entanto a prevalência de tumor oculto (< 1,0 cm) é igual em ambos os sexos.


AINDA SOBRE CÂNCER DE TIREÓIDE

O câncer de tireóide apresenta crescimento lento (tumor indolente). O tumor é curável em cerca de 95% dos casos. As recidivas e metástases do tumor podem ser tratadas e curadas. A mortalidade é baixa (cerca de 5%) dos casos, levando-se em conta todos os casos, em qualquer faixa etária, sem classificação de risco.


MORTALIDADE ESTIMADA DO CÂNCER DE TIREÓIDE

A mortalidade estimada em 30.180 novos casos (EEUU) para 2006 foi de 1500 mortes (5% dos casos), sendo 870 mulheres (57% ) e 630 homens (43%). Apesar do maior número de casos no sexo feminino e portando de uma mortalidade maior nesse sexo, podemos observar que entre as mulheres a mortalidade foi de 4% e entre os homens duas vezes maior (8,3%).
Portanto há uma tendência para um comportamento mais agressivo do câncer de tireóide no sexo masculino.


POR QUE O AUMENTO NA INCIDÊNCIA DESSE CÂNCER?

Um dos fatores importantes é a melhora na acurácia dos métodos diagnósticos: o uso da ultra-sonografia cervical e da punção biópsia de agulha fina quando um nódulo suspeito é identificado leva à detecção precoce do câncer com impacto importante sobre a sobrevida, pela instituição precoce do tratamento.

Outro fator considerado é a melhora no registro de casos de câncer em todo o mundo. Mas existem fatores ainda desconhecidos relacionados ao aumento da incidência mundial desse tipo de tumor. Sabe-se também que há uma relação direta entre a incidência de câncer de tiróide e exposição a certos níveis de radiação ionizante.

São exemplos os casos decorrentes da administração de radioterapia para cabeça e pescoço especialmente em crianças (maior incidência entre 1935 e 1975 nos Estados Unidos). Ou a exposição à radiação originada de acidentes nucleares (Hiroshima, Nagasaki, Chernobyl, Goiânia). Após o acidente de Chernobyl houve um aumento importante desse tumor, especialmente em crianças. Fatores genéticos (história familiar) também podem ser considerados.



3 comentários:

  1. Cristiana

    Parabéns pelo blog e pelo post. Excelente artigo e muito útil a todos que se interessam pelo tema.

    Abs,
    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela Iniciativa!

    A linguagem fácil e objetiva, acessível a nós, leigos, facilita muito a compreensão os problemas da Tireóide.

    ResponderExcluir